Dreambox

Read this post in English

Dreambox é uma instalação que me remete para um recanto mental, onde sonhos, ideias e memórias habitam. Estas entidades mentais têm uma actividade própria, podem estar mais ou menos activas, pulsam em sincronia ou em dessincronia, podem adormecer completamente ficando apenas uma activa, ou nem isso.

Esta instalação começou com a necessidade de intervir num dos espaços do “Canto Circular” no Largo de Residências. O “Canto Circular” engloba o “Armário Comunitário” onde se pode fazer troca de objectos, e o “Guarda-Roupa Comunitário” onde é possível trocar roupa, e é aqui que Dreambox se encontra.

Identificado o local, encontrei estas caixas de plástico no Blab, e vi logo o seu potencial estético e gráfico.
Depois de alguns ensaios com as luzes decidiu-se que tinhamos bom material para trabalhar.

Queria colocar as caixas na parede de uma maneira não óbvia, e meio desconstruida, como se as caixas tivessem vindo a cair com o tempo.
Fiz uma série de ensaios em Photoshop até encontrar um padrão que me agradasse. 

Os anéis de luz são sobras de tiras de Led Neon de outros projectos.

A caixa de controle com toda a electrónica feita em PVC.

Para cada luz estou a usar um Mosfet, estes têm um Led na placa o que permitiu simular todo o comportamento das luzes no laboratório.

Como queria que as luzes tivessem vários comportamentos, decidi usar um sensor de movimento (PIR), e como redundância acrescentei um sensor de Micro Ondas que detecta alterações nos campos electromagnéticos. Com estas detecções os diferentes estados vão-se alternando.

Diferentes estados/comportamentos das luzes:

Heartbeat:

Todas pulsam em uníssono, remetendo às várias ideias/sonhos/memórias que nos pulsam em simultâneo ora por estamos em multi-tasking, ora por estarmos desfocados, ou por ter várias preocupações, ou por sermos simplesmente multi-sonhadores.

Random Fade In/Out:

O mesmo do heartbeat mas assíncrono. Ideias/sonhos/memórias díspares, que competem por atenção. Mente desfocada ou actividade mental excessiva.

Actividade Individual

Uma única luz activa, como que se o nosso foco mental estivesse agudo, consciência activa, mente preenchida com um único pensamento. Mindfulness, Nirvana.

Esta foi a primeira instalação a solo, depois de mais de uma década a desenvolver projectos comerciais para clientes.

Deixo um especial agradecimento à Sónia Sousa (@Lady.Maker), pelo convite e desafio para participar no “Canto Circular”, e por ter acreditado e confiado em mim para a realização deste projecto. À crew do Blab Colectivo Maker (@blablapt) por toda a ajuda e disponibilidade. E ao Largo de Residências (@largoresidencias) por suportar e incentivar estas iniciativas.

É também uma honra estar ao lado de “masya,, é uma instalação” do @m41.m, e ver como no fim estas duas obras co-existem e comunicam tão bem entre elas.

© 2024, Guilherme Martins